quarta-feira, 11 de junho de 2008

Comicidade

-A comicidade serve para aliviar a tensão, estabelecer contato, espantar o medo, protestar contra a ordem vigente, denunciar uma hipocrisia, escapar do vazio existencial ou apenas deixar essa vidinha besta um pouco mais divertida.

-Quando rimos, acentuamos nossa freqüência respiratória, introduzindo mais oxigênio no sangue e aumentando os batimentos cardíacos. O humor também está relacionado à liberação de hormônios estimulantes, como a adrenalina e a noradrenalina. Você fica fisicamente mais disposto e mentalmente mais alerta. Quando você sucumbe a um gracejo, seu cérebro produz endorfina, substância química que alivia a dor. Ou seja, “rir é o melhor remédio”.

-Você pode se identificar com o humor de alguém, mas tem que achar o seu.

-A única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo.

-Não há nada que um humor inteligente não possa resolver com uma gargalhada, nem mesmo o nada. O humor é uma forma de coragem, é antimedo.

-O pior não é morrer – é não poder espantar as moscas.

-Leve a vida a sério e você continuará a perdê-la – a vida só é compreendida em meio a risada.

-Quando esquece o riso, você esquece as canções, o amor, a dança.

-Freud, o pai da psicanálise, afirma que o riso é uma tentativa de recuperação da espontaneidade na infância. Define o instante da comicidade como eliminação temporária da censura diante da angústia e da ansiedade, assim como o sonho, o imaginário e a fantasia. O humor seria a percepção sublimada das tragédias humanas.

-O chiste (piada, trocadilho ou afins) pode ser inocente ou tendencioso. Nesse caso, uma forma de distorcer, agredir ou manipular. Entretém determinados públicos, mas pode desencadear sofrimento e incitar reações violentas. A depreciação é mais humana quando autodepreciação.

-A compulsão por piadas também pode esconder uma personalidade egocêntrica, uma necessidade persistente de atrair atenção. Se você já esteve numa festa de aniversário, e já foi refém de um tipo desses, sabe do que se trata.

-Ri melhor quem ri durante.

-Para exercitar seu humor: observe, transgrida, prepare-se, exercite-se, refine-se e diverta-se...

By Alessandra Ramos minha amiga irmã